Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Jardim da Celeste

...este é um espaço que revela alguns "pecados" do povo tuga. Os nossos políticos são do pior... e o povo manso releva...

...este é um espaço que revela alguns "pecados" do povo tuga. Os nossos políticos são do pior... e o povo manso releva...

O Jardim da Celeste

25
Abr07

A maior treta de sempre!

TC
Tenho a certeza que todos os dias, em diferentes pontos do nosso Portugal, há alguém que se vira para o colega do lado e diz barbaridades como esta: Foste uma grande besta, se o Salazar ainda fosse vivo tenho a certeza que andavas na linha, levavas uma tareia, faziam de ti um exemplo e a seguir ias de cana!
E porquê? Não faço a mínima ideia e sinceramente, estou-me é perfeitamente nas tintas para os motivos. Desde que o apelidado de besta não seja eu e não me tenham feito nada que me leve a gritar assim, é evacuar no assunto e continuar em frente, ignorando aqueles que continuam sem acreditar que um dos motivos pelo qual Portugal não evoluiu mais no passado foi por causa de um dos períodos mais negros e bestializantes da nossa história, revivendo orgulhosamente não se sabe bem o quê, que ainda hoje prejudica também o nosso futuro.
O leitor perspicaz começa já a pensar “este gaijo está a tentar induzir-me na problemática da Universidade Independente”. Nada mais longe da verdade, o que vem demonstrar que não és assim tão perspicaz como julgavas. Onde raio foste encontrar nas minhas palavras alguma ligação à Universidade Independente?!? E eu só lá gaijo de induzir alguma coisa a alguém? Tem lá paciência de ler este poste até ao fim e não tentes provar que és esperto, ok?
Aquilo de que vos quero falar é desse maravilhoso concurso “O Maior Português de Sempre”, que terminou com a surpreendente vitória de António Oliveira Salazar, o ditador que governou os destinos do nosso país durante décadas, uma das épocas mais repressivas, fechadas e deprimentes do nosso país, a fazer lembrar a “gloriosa” Albânia de tempos não muito distantes.
Eu não sei o que mais me chocou, se foi a vitória de Salazar, se foi o facto de no segundo lugar ter ficado Álvaro Cunhal, se o facto de no pódio não ter ficado o nosso fundador, D. Afonso Henriques, sem o qual neste concurso estaríamos a escolher entre Cervantes, D. Juan Carlos ou o Raul do Real Madrid. Valha-nos que ao menos em terceiro lugar ficou Aristides de Sousa Mendes, responsável pela fuga à morte certa de milhares de judeus.
Claro que o valor deste concurso é muito relativo ou mesmo nulo, não nos podemos esquecer que em outros concursos do género, como a eleição da maior banda rock de sempre, culminou com a escolha dos Backstreet Boys, em detrimento de bandas consagradas como os Queen, U2, Pink Floyd, Aerosmith, entre tantas outras. O que é que eu quero dizer com isto? Pouco me importa que tenha ganho o Salazar, como pouco me importaria se tivesse ganho Álvaro Cunhal ou outro qualquer, apenas fico triste em constatar que o modo como os portugueses votaram no concurso demonstra o quanto ignoram ou desprezam o valor da nossa herança cultural e histórica.
Mas há uma questão que me perturba... conseguem imaginar como seriam canais como a blogosfera se ainda vivêssemos nessa época, onde a censura imperava, onde as reuniões eram proibidas e onde a segurança que se sentia era paga com a perda da liberdade? Acho que a leitura deste texto vos pode dar uma ideia aproximada, e muito me agradaria que todos tivessem consciência do perigo que representaria voltar a esses malfadados tempos.
Até sempre (presentemente a escrever-vos do Tarrafal),
Rafeiro Perfumado
PS: o presente texto foi revisto pelos Coronéis do Lápis Azul, pertencentes à Polícia Internacional e de Defesa do Estado. Estou a escrever esta explicação neste tamanhinho porque os gaijos já são velhotes e estão todos pitosgas!

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

TACHOS E CUNHAS

PETIÇÕES

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2008
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2007
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2006
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub