...este é um espaço que revela alguns "pecados" do povo tuga. Os nossos políticos são do pior... e o povo manso releva...
tags

todas as tags

17
Mar
07
Associações de pais de cinco distritos exigiram hoje, em comunicado, que a disciplina de Educação Física deixe de fazer parte obrigatória da média final do ensino secundário, de modo a não prejudicar os alunos com mais dificuldades.
????? PREJUDICAR?????
Num comunicado hoje divulgado onde apreciam as conclusões do Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário (GAAIRES), as Federações Regionais de Associações de Pais de Lisboa, Leiria, Viseu, Guarda e Beja consideram que os alunos que têm dificuldades a Educação Física não devem ser prejudicados na media final do ensino secundário.
A presença da disciplina como parte obrigatória da média final está a prejudicar alunos com melhores notas mas algum tipo de dificuldades físicas, sublinham as associações de pais.
Por isso, as associações entendem que deve ser do aluno a decisão sobre se a disciplina conta para a média final, até porque a Educação Física é «particularmente penalizada no actual contexto educativo demasiado teórico» em que consiste o ensino secundário.
«Assim, consideramos que a obrigatoriedade da sua frequência se deve manter, podendo, no entanto, a sua avaliação ser feita de acordo com as competências demonstradas pelos alunos, e não pela sua capacidade de execução dos conteúdos, privilegiando assim uma atitude positiva para superar constrangimentos individuais», consideram as associações.
Para a média final, as associações entendem que devem ser os alunos a escolher quais as três disciplinas, das quatro que são comuns a todos os cursos do ensino secundário (nas quais se inclui a Educação Física), que devem entrar nessa contabilização.
Diário Digital / Lusa
06-03-2007 15:28:00

COMENTÁRIO: Acabem de vez com a "ginástica". Isso só serve para os meninos e meninas se magoarem e chegarem ao almoço com mais fome e engordarem!!!
Isto é o pensamento de todos aqueles que sempre tiveram dificuldades a E. F. e não as superaram pois não se esforçaram ou porque não se esforçaram ou ainda porque não se esforçaram!!!
É verdade que havia (a ainda há alguns) profs. de E.F. que davam a "bola" e iam ler o jornal. Hoje em dia a realidade é muito diferente. A disciplina também tem uma componente teórica, tem uma componente prática e tem uma componente de empenhamento/evolução. Logo os "marrões" podem tirar boa nota se se esforçarem.
A disciplina de EDUCAÇÃO FÍSICA é uma das mais importantes ferramentas que as escolas têm para motivar estes selvagens a que chamam alunos. É também um importante meio de criação de hábitos saudáveis, coisa rara em Portugal. Contribui para a melhoria de muitas capacidade físicas que, mesmo que não se apercebam, vão ser muito importantes ao longo da vida adulta.
????? PREJUDICAR?????
Se a E.F. não contar para a média, vão beneficiar aqueles que não são bons a TUDO. Um aluno com média de 18 a tudo deve ser beneficiado em relação a um que tem média de 18 a tudo/menos E.F.. O de 18 a TUDO é melhor!!!
publicado por TC às 11:31
De Anónimo a 4 de Novembro de 2007 às 10:50
Educação Física devia ser opcional ou pelo menos ter programas alternativos. É uma estupidez contar tanto para a média como disciplinas de exame.
De Zé Pedro a 23 de Janeiro de 2008 às 17:54
Anónimo,

não sejas BURRO!!!
De Zé Pedro a 23 de Janeiro de 2008 às 17:54
Anónimo,

não sejas BURRO!!!
De Outro anónimo a 12 de Junho de 2008 às 12:52
Ninguém contraria a importância da educação física. (o comentário "Acabem de vez com a "ginástica"." é absurdo)
Mas onde está a justiça em dois alunos, um que falta sistematicamente às aulas e um que nunca o faz, terem a mesma avaliação?
Parece-lhe muito fácil fazer evoluir a avaliação do primeiro período, quando o estereótipo é criado logo de início?
Outra questão: ou conta para todos, ou não conta para ninguém. A verdade é que a avaliação nesta disciplina é feita de forma quantitativa, quando isso acaba por ser bastante impreciso: porque não uma avaliação qualitativa?
Quem tem esta disciplina no ensino superior? Uma minoria! Então que só conte para quem quer seguir a área.
Quantos atletas são benificiados a outras disciplinas só porque são federados?

Mais valia que certos professores lessem o jornal durante as aulas...
De Catarina Pinto a 14 de Junho de 2008 às 13:16
Eu concordo com a existência da Educação Física, claro, mas não concordo que a nota desta disciplina conte para a média do ensino secundário.


Penso que não se lembrou dos Concelhos de Turma que sobem a nota de Educação Física MAS SÓ A QUEM QUER IR PARA MEDICINA! Isto não é minimamente aceitável para mim. Eu também posso não conseguir entrar em Fisioterapia, ou outra coisa qualquer por causa da nota de Educação Física!
Porque é que os candidatos a alunos de Medicina hão-de ser beneficiados?

Se é para subir que subam a todos.


Acho que Educação Física só deve contar para quem vai para cursos de Desporto, relacionados com isso.
De Outro anónimo a 14 de Junho de 2008 às 15:10
Inteiramente de acordo.
Esta questão não prejudica apenas alunos que queiram ir para Medicina, ao contrário do que se possa pensar!
De Anónimo a 3 de Julho de 2008 às 21:17
Concordo que nao conte para media mas terá de ser feito algo para promover ainda mais o desporto pois torna-se cada vez mais essencial para um bom viver.
De Anónimo a 17 de Julho de 2008 às 20:23
a
De Anónimo a 17 de Julho de 2008 às 21:05
Sou aluno do ensino secundário e concordo plenamente com a inclusão da educação fisica na minha média e de todos os meus colegas. Concordo e passo a fundamentar, com alguns, entre muitos argumentos possiveis, a minha posição:
1º Se a entrada da disciplina para a média fosse opcional a disciplina seria ainda mais descredibilizada do que é actualmente. O número de alunos a esforçar-se sofreria um decréscimo acentuado e a educação fisica passaria a ser um passatempo para aqueles que conseguem reconhecer a sua utilidade.
2º A disciplina assume toda a importância no desenvolvimento quer fisico, quer cognitivo da pessoa. O desempenho em outras disciplinas pode ser comprometido se está se ausentar mas não só!Se não contar para a média muitos alunos passarão a ir à aula só para marcar presença e o efeito será igualmente negativo.
3º É um facto que muitos alunos não necessitam da disciplina no ensino superior mas partindo deste principio teriamos também de excluir a filosofia, o português A da areá de ciências deveria ser reformulado (quem necessita de cesário, eça, pessoa, vieira, entre outros no ensino superior?), o inglês passaria a ser técnico, etc. Faz isto algum sentido? Claro que não!
Só quero deixar em rodapé alguns observações a comentários anteriores:
- Se concordas que a educação fisica é essencial para um "bom viver" e com certeza que sabes que mesmo mantendo esta disciplina portugal é dos paises com maior taxa de obesidade juvenil da europa,será que "desqualificar" esta disciplina à segunda divisão não será um erro?
- Jovem se te sentes prejudicada por teres colegas com médias altas a serem beneficiados a educação deves reenvindicar isso. Beneficios sempre houveram a todas as disciplinas e não pode ser essa a justificação para excluir educação fisica da média. Talvez, se em vez de compactuares com as injustiças elevasses a tua voz e lutasses pelos teus direitos fosse mais frutifero.
De Ricardo a 21 de Setembro de 2008 às 19:23
A minha filha é obesa; desde o ano passado que já tentou de tudo; alem de educaçao fisica na escola, ainda tinha 3 aulas semanais na lusofona ayraves de um protocolo com o hospital St Maria; iniciou uma alimentaççao mais saudavel( devido à idade nao se pode sujeitar a medicamentos ou a dietas rigorosas); em suma: perdeu volume mas nao perdeu peso( aumentou a massa muscular e diminuiu a gordura). Naturalmente está desiludida!
Entrou este ano para o 9º ano e felizmente sempre teve excelentes notas; futuramente gostaria de ser medica, mas já sabe que pode esquecer se a nota de E. fisica contar. Actualmente nao interessa se o aluno dentro das suas capacidadaes motoras é capaz ou nao; eles sao submetidos ao fitnessgram e TÊM QUE TER APTIDAO PARA CONSEGUIREM OS NIVEIS EXIGIDOS; esta avaliaçao depende de escola para escola; tambem é curioso: os professores aconselham aos alunos com mais dificuldades em a procurarem um ginasio!!
Nós estamos a falar de educação fisica e isso significa muito mais do que ter aptidao fisica!
No 6º ano a minha filha teve 4 a ginastica e eu perguntei à professora a razão. Ela explica: " a sua filha nao desiste, faz o que lhe é solicitado; naturalmente dentro das capacidades dela; é atenta, esforçada: tenho alunas com mais aptidao que a sua filha e no entanto no final do periodo tiveram negativa. Para mim a atitude conta. O facto da sua filha ser gordinha nao é motivo para ter má nota a e. fisica; alem disso se assim fosse, neste idades só a iria desmotivar"
Explicação dada e compreendida!
A professora do 8º ano logo de inicio informou que só passava na disciplina quem conseguisse o s minimos no teste de fitness; a minha filha ficou logo assustada; no final do 1º periodo teve negativa; pedi um esclarecimento e ficquei a saber, por escrito, que a minha filha deveria ter acompanhamento medico!!! Claro depois de pedir esclarecimentos antes a professora nao se dispos a informar. Já vinha tarde pois a miha filha já estava a ser submetidas a vários exames e consultas medicas; ficamos a saber que ela estava com alguns problemas hormonais que nao passam assim sem mais nem menos.
CONCLUSAO: A MINHA FILHA É DISCRIMINADA PORQUE É OBESA E É OBESA PORQUE TEM UMA DISFUNÇAO HORMONAL!!
Ela pode ser incluida num programa para alunos com dificuldades( alunos Necessidades educativas especiais); mas isso não é discriminar tambem? Ela pode fazer educaçao fisica. mas dentro das capacidades que lhe sao permitidas.

OS ALUNOS ESTAO A SER PREJUDICADOS SEM DUVIDA; E A NOTA DE EDUCAÇAO FISICA VEM DAR CABO DOS SONHOS DE MUITOS ALUNOS.

A MINHA FILHA JÁ DISSE QUE NAO VALE A PENA TENTAR NOTAS ALTAS, POIS NO FINAL A MEDIA VAI SER BAIXA PARA INGRESSAR NA FACULDADE.

PARABENS A QUEM CONTRIBUIu PARA ESTA INJUSTIÇA.

Os professores de educaçao fisica querem a sua disciplina elevada ao nivel das outras disciplinas; conseguiram da pior forma!

MAIS UMA CURIOSIDADE: o professora da minha filha do 5º ano, nao era obeso, era hiperobeso! QUE TAL OS PROFESSORES OBESOS IREM PARA O DESEMPREGO; AFINAL OS SEUS DESEMPENHOS FICAM CERTAMENTE A BAIXO DOS NIVEIS EXIGIVEIS PELO FITNESSGRAM PARA PROFESSORES!!

Ricardo

links
tags

todas as tags

blogs SAPO