...este é um espaço que revela alguns "pecados" do povo tuga. Os nossos políticos são do pior... e o povo manso releva...
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25
Ago
09
Transcreve-se o artigo de Paulo Ferreira, sublinhando a frase final. Nada é dito sobre se os fantásticos resultados são devidos à suspensão da célebre TLEBS ou à guerra com os professores, que chegou algumas vezes ao patamar do «insulto» ou se foram alcançados apesar disso. No fim indicam-se alguns títulos sobre o mesmo tema.

Os caminhos da Educação
JN. 090825. 00h30m. Por Paulo Ferreira

O retrato ontem apresentado pelo Governo sobre os chumbos (taxas de retenção, como agora se diz) verificados no Ensino Básico e Secundário no último ano lectivo é uma maravilha. Como são também uma maravilha os dados relativos às matrículas no nono ano de escolaridade e o número de alunos que concluíram com proveito este grau. Peço desculpa pelo que se segue, mas não há outra forma de ilustrar o sucesso sem recorrer aos números. Aí vão eles.

Taxa de chumbos no Secundário no último ano lectivo: 18%, menos 4% do que em 2007/2008 (em 2000/2001, a taxa de retenção era de 40,2%).

Taxa de chumbos no Básico: 7,7% por cento, menos 0,6% do que no ano lectivo anterior. A taxa de chumbos no Ensino Básico situava-se em 14% no ano lectivo de 2001/2002 (baixou para metade, portanto).

Número de alunos que concluíram o nono ano de escolaridade, no ensino público e privado, evoluiu 50%, entre 2005 e 2009 (de 81 743 para 121 222).

Número de alunos matriculados no nono ano no ensino público e privado cresceu 36%, entre 2005 e 2009.

Número de alunos matriculados no 10.º ano de escolaridade no ensino público e privado aumentou de 114 895 no último ano lectivo, face aos 113 031 de 2007/2008.

Quem esconder uma pontinha de orgulho depois de ler isto não é, verdadeiramente, um patriota. Portugal progride a olhos vistos, pelo menos no fundamental e decisivo capítulo da Educação. As confederações de pais e professores vêem com bons olhos esta realidade. Uns acham que é mérito do esforço acrescido dos alunos, outros julgam que os docentes são a chave deste sucesso. A Oposição, maldosa como sempre, não acredita: trata-se de pura manipulação estatística, diz. A ministra e o primeiro-ministro rejeitam as acusações de facilitismo.

E nós, que devemos nós pensar? Eu, francamente, fico contente com a evolução da coisa. Sim, aceito que os números possam ter sido um bocadinho retocados; aceito que os professores reclamem para si a vitória; e até acredito que os nossos alunos (tantas vezes apelidados de calaceiros) se tenham esforçado um bocadinho mais nos últimos anos.

Aceitando tudo isso de espírito aberto, sobra apenas uma pequena questão. Por que carga de água se alcançaram só agora números tão entusiasmantes nestes níveis de ensino? Todos os anteriores ministros - e são já bastantes... - foram inábeis, incompetentes e incapazes de perceber qual o caminho a seguir para reduzir os chumbos e estancar a hemorragia do abandono escolar? Juro que as perguntas só têm um mísera dose de ironia. Porque, de facto, a coisa é intrigante.

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publicado por TC às 08:07
De DEMM a 27 de Agosto de 2009 às 01:51
agora todos os alunos têm exames nacionais...quem os faz ? não é o ministério da educaçao? não é de um governo que só trabalha para a estatistica? não eram os tais exames que tinham perguntas cuja resposta estava no próprio exame ?
Ou será que calhou que estas gerações de alunos tenham saido "especiais" em relaçao ás anteriores? Ou os professores passaram a saber ensinar melhor que antes?

se isto continua assim por aí acima, a estatística no futuro talvez dirá que seremos dos países com mais gente bem formada (e incompetente)...
De www.angeloochoa.net a 27 de Agosto de 2009 às 18:02
sE ME PERDOE A DIGRESSÃO,
à Victorino Nemésio, salvas as distâncias morte vida, mas sobre VETO DE PRESIDENTE CAVACO A LEI DE UNIÕES DE FACTO,
leiam para rir e reflectir enquanto eventualmente de calor cocem barriga:

Quanto a esta e outras questões (tão caras a um esquerdismo sem ideologia) e vulgarmente designadas de fracturantes, mas que importadas de España e France e etc... CEEtica moral... direi só, por pilhéria, pese a muito incómodo defensor de «alargados direitos humanos»...:

Deixem gays e lésbicas adoptar desvalidas criancinhas... que elas, cada uma de per si, perguntarão a mães-pais ou a pais-mães:
-- Qual de vós 2 é meu pai? Ou: Qual de vós 2 é minha mãe?
Dirão os pais-mães: O careca de nós 2 é teu pai, o barbado de nós 2é tua mãe!
Dirão as mães-pais:
A de nós 2 com penugem no beiço é teu pai, a de de nós 2 com olhinhos azuis é tua mãe!

Vale,
amigos, e riam e riam, com xaxa de 'choa...
(Dia de Santa Mónica Mãe de Stº Agostinho...)

Com renovados parabéns por vosso desassombrado blogue já meu habitué, que revisito cada dia!
De Anónimo a 28 de Agosto de 2009 às 00:35
os números são de facto muito bons mas a custa de quantos destes alunos??

http://diario.iol.pt/sociedade/negativas-chumbo-escola-ensino-educacao-tvi24/1077095-4071.html
De A. João Soares a 31 de Agosto de 2009 às 10:45
Agradeço as vossas visitas e comentários.
Os conceitos de ética e de responsabilidades de governar estão muito esquecidos. Sugiro a leitura do post Medina Carreira aponta pistas (http://domirante.blogspot.com/2009/08/medina-carreira-aponta-pistas.html).

Um abraço
João (http://www.domirante.blogspot.com/)

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